Pesquisas Datavox e 6Sigma projetam vitória de Cartaxo sobre Cida no 1º turno com 74 mil votos de margem
Há uma curiosidade nas duas pesquisas mais recentemente divulgadas, mostrando o cenário da disputa em João Pessoa. Datavox (TV Arapuan) e 6Sigma (Correio da Paraíba) mostram números diferentes nos valores absolutos dos candidatos Luciano Cartaxo (PSD) e Cida Ramos (PSB), mas apresentam a mesma diferença entre eles, na casa dos 20%.
Na Datavox, Cartaxo tem 48% da intenção de votos, enquanto Cida vem com 27,2%. Na 6Sigma, Cartaxo apresenta-se com 42,9% contra 23,2% atribuídos a Cida. Números bem diversos, mas com diferenças similares entre os dois candidatos. Ainda na Datavox, Charlinton (PT) tem 0,8% e Victor Hugo (PSol), 0,5%. Na 6Sigma, Charlinton traz 1,5% contra 0,7% para Victor Hugo.
Nas duas pesquisas, o número de votos brancos e nulos oscila de 10,5% na pesquisa 6Sigma a 10,8%, na Datavox. Os números diferentes dos percentuais de cada candidato, principalmente Cartaxo e Cida, certamente se atribui a diferença de metodologia que os institutos de pesquisa adotam.
Fazendo contas – João Pessoa apresenta 484.827 eleitores regularmente matriculados e aptos a votar nestas eleições. Considerando dados da eleição anterior, de 2012, quando houve uma abstenção em torno de 15%, e projetando percentual similar para estas eleições, teríamos previsivelmente cerca de 412 mil votantes.
Considerando ainda que, cerca de 10,5% dos eleitores devem optar por brancos e nulos, teríamos em torno de 371 mil votos válidos. Então, se a diferença entre Luciano Cartaxo, a preço de hoje e conforme as duas pesquisas, oscila em torno de 20%, então é presumível que esteja na casa dos 74 mil votos, podendo ser maior ou menor, dependendo da margem de erro combinada das duas pesquisas. A 18 dias das eleições de 2 de outubro.
Com os candidatos Charlinton e Victor Hugo, somados, não chegam a esse valor, então a projeção é de uma vitória de Cartaxo sobre Cida com uma margem de aproximadamente 74 mil votos, ainda em primeiro turno.