Pesquisas na Paraíba: tem alguém querendo driblar a Justiça Eleitoral e enganar o eleitor
Pelo que se viu, nas últimas horas, a Justiça Eleitoral vai precisar ser muito mais vigilante, do que tem sido até agora. No espaço de um dia, duas pesquisas veiculadas, uma do Ibope, outra do Datavox, mostram números tão diferentes que não há dúvida: tem alguém querendo iludir o eleitor paraibano. O que, aliás, não chega a ser novidades nesses tempos republicanos.
Só pra um termo de comparação. Num dia, o Ibope (TV Cabo Branco) traz o candidato Zé Maranhão (MDB) na liderança, com 31% da intenção de votos. No outro, o Datavox (PB Agora) traz Zé com apenas 20,7%. Dez pontos a menos. Enquanto o Ibope traz o candidato do governador, João Azevedo (PSB), com 17%, em terceiro, o Datavox apresenta o mesmo João com 26,5%. E na liderança!
Lucélio Cartaxo (PV) vem com 18%, no Ibope, e com apenas 15,3%, em terceiro, no Datavox. Ora, as discrepâncias são por demais expressivas para se constituírem apenas numa diferença de metodologia. Pelo menos metodologia científica. Há outras, como bem sabemos. Ou seja, ou a Justiça Eleitoral toma providências, ou os espertalhões tomam conta da campanha para ludibriar o eleitor.