Placar da Paraíba: Cássio e Maranhão antecipam voto pelo impeachment e Lira se mantém indeciso
Agora que o processo do impeachment foi aprovado pela Câmara Federal e segue para o Senado, onde haverá de fato o julgamento do mandato da presidente Dilma, é possível identificar a tendência de voto dos senadores paraibanos. E, até onde o Blog pode apurar, dos três parlamentares, dois são pelo impedimento e um está indeciso.
Os senadores Zé Maranhão (PMDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB) já se declararam favoráveis ao impeachment, enquanto Raimundo Lira (PMDB) se revela indeciso.
Tramitação – A partir do momento em que o Senado for notificado pela Câmara de sua decisão, deverá encaminhar a criação de uma Comissão Especial do Impeachment, com 21 integrantes (e igual número de suplentes), que elegerá um presidente e um relator, a quem caberá no prazo de dez dias, após posse formal, oferecer um relatório.
Esse relatório será então votado em plenário. Nesse caso, bastará maioria simples de votos, ou seja, 50% dos presentes à sessão mais um. No caso de todos os 81 senadores estarem em plenário, serão necessários 41 votos para o processo ser acatado. Caso seja aprovado, a presidente Dilma será afastada pelo prazo limite de 180 dias, enquanto será julgada pela Casa.
Ao final desse prazo, o Senado julgará efetivamente a presidente em votação, em que serão necessários dois terços da Casa para afastar a presidente Dilma definitivamente.