Pesquisa Ibope divulgada, no último domingo pelo Fantástico, revela qual “energia” (no dizer da presidente Dilma) mobilizou os brasileiros em protestos pelo País agora. Disparado, o que tem mais incomodado aos brasileiros tem sido, primeiro, a precariedade dos transportes públicos (37,6%), seguido de perto pelo item da corrupção (29,9%).
Para a questão dos transportes, o Palácio do Planalto firmou o pacto, que vai liberar uma verba adicional de R$ 50 bilhões, para o ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) administrar em programas de mobilidade social. Mas, no quesito da corrupção, o recado do Planalto foi claro a prefeito e governadores: “Quem tiver escândalos, cuide de resolver!”
Ou seja, prefeitos e governadores atolados em escândalos devem cuidar de salva a própria pele, porque isso não faz parte do pacto. O Palácio do Planalto entende que o Governo Dilma já tem problemas demais para resolver e não poderia pactuar (palavra em moda) com gestores que, eventualmente, estejam na mira da opinião pública por causa de escândalos.
Não se detalhou, é claro, mas os escândalos que mais mobilizaram os paraibanos, nos últimos tempos, foram o caso da SP Alimentação, a desapropriação de Cuiá, o Jampa Digital, o gari milionário, a gastança da Granja Santana (mais de 17 toneladas de carne, lagosta e camarão e papel higiênico a R$ 60), além do uso do avião do Estado pela primeira-dama, Pâmela Bório.
Os paraibanos prometem voltar às ruas, nesta quarta-feira (dia 26). O novo protesto está sendo convocado para iniciar no Lyceu Paraibano e, de lá, seguir para a Praça dos Três Poderes, ou seja, em frente ao Palácio da Redenção, Assembleia e Tribunal de Justiça. Um dos motes pode ser a recente votação dos vetos do governador à MP 204, que derrubou o aumento de 5,84% aprovado pelos deputados de oposição.
Mais em http://bit.ly/14iOmAt