Planalto avisa governadores e prefeitos: quem tiver escândalos cuide de resolver
Pesquisa Ibope divulgada, no último domingo pelo Fantástico, revela qual “energia” (no dizer da presidente Dilma) mobilizou os brasileiros em protestos pelo País agora. Disparado, o que tem mais incomodado aos brasileiros tem sido, primeiro, a precariedade dos transportes públicos (37,6%), seguido de perto pelo item da corrupção (29,9%).
Para a questão dos transportes, o Palácio do Planalto firmou o pacto, que vai liberar uma verba adicional de R$ 50 bilhões, para o ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) administrar em programas de mobilidade social. Mas, no quesito da corrupção, o recado do Planalto foi claro a prefeito e governadores: “Quem tiver escândalos, cuide de resolver!”
Ou seja, prefeitos e governadores atolados em escândalos devem cuidar de salva a própria pele, porque isso não faz parte do pacto. O Palácio do Planalto entende que o Governo Dilma já tem problemas demais para resolver e não poderia pactuar (palavra em moda) com gestores que, eventualmente, estejam na mira da opinião pública por causa de escândalos.
Não se detalhou, é claro, mas os escândalos que mais mobilizaram os paraibanos, nos últimos tempos, foram o caso da SP Alimentação, a desapropriação de Cuiá, o Jampa Digital, o gari milionário, a gastança da Granja Santana (mais de 17 toneladas de carne, lagosta e camarão e papel higiênico a R$ 60), além do uso do avião do Estado pela primeira-dama, Pâmela Bório.
Os paraibanos prometem voltar às ruas, nesta quarta-feira (dia 26). O novo protesto está sendo convocado para iniciar no Lyceu Paraibano e, de lá, seguir para a Praça dos Três Poderes, ou seja, em frente ao Palácio da Redenção, Assembleia e Tribunal de Justiça. Um dos motes pode ser a recente votação dos vetos do governador à MP 204, que derrubou o aumento de 5,84% aprovado pelos deputados de oposição.
Mais em http://bit.ly/14iOmAt