PMDB confirma Maranhão na presidência e Santiago para o Senado
Seu o esperado dentro do PMDB. Zé Maranhão assume de fato e de direito a presidência do partido e terá Wilson Santiago de vice, pelos próximos dois anos. A chapa só não foi fechada ainda por que o deputado Gervásio Filho insiste em permanecer como 1º secretário. Este, aliás, é o único impasse a se resolver até a eleição em dezembro.
A decisão desta segunda-feira guarda coerência com a reunião realizada, recentemente, em Brasília, quando o vice-presidente Michel Temer e o senador Valdir Raupp, presidente nacional do partido sinalizaram pela eleição de Maranhão. As demais vagas do diretório e da executiva serão preenchidos pelos deputados, prefeitos e lideranças.
Santiago ganhou de quebra o compromisso extraoficial de ser o candidato a senador na chapa encabeçada por Veneziano em 2014. Há um obstáculo a se superar. O deputado Manuel Júnior também sonha com essa possibilidade. Gervásio Filho pode sair como federal, no lugar de Wilson Filho que iria para a deputação estadual, de olho na disputa de 2016 pela Prefeitura de João Pessoa.
Maranhão tem grandes chances de voltar a disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Nesse caso, o problema a se solucionar será a reeleição de seu sobrinho, o deputado Benjamim. Mas, não é improvável que os dois disputem a deputação federal, simultaneamente. Isso já ocorreu, antes, com Ronaldo, Ivandro e Cássio Cunha Lima numa mesma eleição.