PMDB oficializa Veneziano para 2014 e Júnior para liderança na Câmara
Em política vale a máxima: quem é coxo parte cedo. Talvez pensando nisso, o PMDB decidiu se adiantar e formalizar, em Brasília, a candidatura do prefeito Veneziano ao Governo do Estado. Fora do poder, sem a Prefeitura de Campina Grande e tendo que enfrentar a máquina estadual, o partido, aparentemente, se antecipou e cravou a oficialização de sua candidatura.
Foi também uma iniciativa preventiva. Quase um alerta a eventuais interessados, ou em disputar o Governo dentro do partido, ou até mesmo tentar promover uma aproximação com o governador Ricardo Coutinho. Como se sabe, há setores do partido, como a ala liderada pelo ex-senador Wilson Santiago, que simpatizam com essa possibilidade.
E essa seria operação que, de nenhuma forma, desagradaria RC. O governador, obviamente, preferiria ganhar a disputa de 2014 por WO, sobretudo depois que o ministro Arnaldo Versiani afirmou que o senador Cássio Cunha Lima não pode ser candidato. Em sua observação, o tucano estaria, nas próximas eleições, atingido pela Lei da Ficha Limpa.
Em outra mão, o PMDB também decidiu apresentar o deputado Manuel Júnior para a liderança do partido na Câmara Federal. A indicação de Júnior tem o apoio da bancada federal, além da simpatia do presidente nacional do partido, Valdir Raupp e do vice-presidente da República, Michel Temer.