PMDB pode ser decisivo e faz mistério sobre quem irá apoiar no 2º turno
O PMDB, partido que poderá ser o fiel da balança da disputa de segundo turno na Paraíba, segue fazendo mistério. Todas as suas principais lideranças, a exemplo do senador eleito Zé Maranhão, o senador Vital do Rego e o deputado eleito Veneziano sinalizam que a legenda irá se definir. Mas, não antecipam pistas sobre esse apoio.
Desde que as urnas de primeiro turno foram finalizadas, tanto o candidato Cássio Cunha Lima (PSDB), como o governador Ricardo Coutinho (PSB) lançaram sinais de boas vindas para uma aliança em segundo turno. Cássio e Ricardo sabem que o apoio do PMDB, partido que elegeu um senador, três deputados federais e quatro estaduais, poderá ser realmente decisivo para a sorte nas urnas de 26 de outubro.
Uma pista talvez seja a viagem do senador Maranhão a Brasília, para um encontro com a presidente Dilma. Pode ser um sinal de que a presidente cobrará uma aliança ampla em torno de sua candidatura no Estado, o que favorece o governador RC. Mas, o fato é que as eleições deste ano na Paraíba não foram casadas, será possível o PMDB fechar com Cássio e ainda manter o apoio a Dilma.
Um impedimento a essa aliança com o PSDB de Cássio seria a divergência paroquial que existe do tucano com os irmãos Veneziano e Vital. Porém, pelo que se comenta nos bastidores, até essa pendenga poderia ser solucionada, desde que tucanos e peemedebistas celebrem uma aliança de longo prazo, envolvendo não apenas o segundo turno ao Governo, como ainda a disputa da Prefeitura de Campina, em 2016.
É possível que até a próxima sexta-feira (dia 10), o PMDB se posicione, inclusive nem se descarta a possibilidade do partido liberar a militância, compreendendo que parte de seus deputados, a exemplo de Manuel Júnior e Trócolli Júnior, ambos reeleitos, já vinha apoiando Cássio, além de vários prefeitos e vereadores.