PMs ameaçam ir a Justiça contra Governo RC para cobrar promoções
Entidades representativas da Polícia Militar vêm se mobilizando, nas últimas horas, para acionar o Governo do Estado na Justiça. A alegação é que o Comando da PM vem segurando as promoções de mais de mil policiais, por orientação do governador Ricardo Coutinho. O governador, que se encontra no Rio de Janeiro, não se pronunciou ainda sobre o assunto.
Um oficial da PM informou ao Blog que “há um crise entre os integrantes da cúpula da Segurança Pública, especialmente depois que o filho do secretário Cláudio Lima foi detido, suspeito de porte de drogas (ele estaria portando um triturador de maconha), além do mais o coronel Euler vem há muito tempo em rota de colisão com a ouvidora da PM, Valdênia Aparecida Paulino Lanfranchi.
Outro elemento que azedou ainda mais as relações entre eles foi uma recente operação que redundou na prisão de vários policiais, supostamente envolvidos com o crime organizado. Dentro dos quartéis é intensa a insatisfação e já se fala numa manobra para tirar o coronel Euler do Comando. Já teria, inclusive, um substituto: o coronel Américo.
Também tem se comentado que o secretário Cláudio Lima teria sido sondado, para assumi r um cargo no Estado do Ceará, para implementar o mesmo programa que instalou em Pernambuco, antes de ser nomeado secretário na Paraíba. Pegou mal a imagem do secretário tocando acordeom, enquanto bandidos faziam a festa na periferia de João Pessoa.
O governador tem cobrado resultados da estratégia de segurança, especialmente após a divulgação de que a Paraíba é o terceiro Estado mais violento do País, e que a região polarizada por João Pessoa é a nova mais violenta do mundo, segundo estudo de instituições acreditadas. Não será, portanto, novidade se o ano novo começar com mudanças na Segurança Pública da Paraíba.