PMs licenciados acionam novos deputados para retornarem à corporação: “Queremos trabalhar!”
Sai governador, entra governador, e não muda a situação dos policiais militares licenciados que, lutam, há anos, pelo retorno à corporação. Eles têm em favor de sua causa a Emenda 37, promulgada pela Assembleia em 2014 e que regulamentou os critérios para seu retorno aos quadros da corporação. Eles já acamparam em praça e fizeram várias manifestações, mas sem sucesso.
Agora decidiram acionar os deputados Cabo Gilberto (estadual) e Julian Lemos (federal), que passaram a defender sua reincorporação aos quadros da PM. Há poucos dias, eles estiveram reunidos com os parlamentares para acertarem “as formas de luta”: “Nós queremos trabalhar, queremos ajudar a enfrentar a violência na Paraíba, estamos aptos e podemos, sim, ajudar.”
O caso – Na verdade, todos os licenciados já deveriam ter sido reincorporados, após a promulgação da Emenda. O problema, segundo eles, foi que, no início de 2015, o ex-governador Ricardo Coutinho decidiu questionar a Emenda através de uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) e, desde então, os licenciados lutam na Justiça pelo “cumprimento da lei”.
Outro detalhe é que os licenciados sempre constaram como funcionários efetivos, a Emenda foi publicada pelo boletim interno do Comando da PM, mas o governador decidiu não aproveitar o contingente, apesar da falta de policiais nas ruas.