PMs licenciados contestam em áudio alegação do Comando para não serem convocados: “Velhos e gordos estão eles”
Durante o governo Ricardo Coutinho cerca de 600 policiais licenciados tentaram retornar à PM sem sucesso, apesar de estarem respaldados na Emenda 37. Eles chegaram a se acorrentar para cobrar o retorno à corporação. O dispositivo foi aprovado pela Assembleia, no final de 2014, mas, contestado pelo ex-governador, em 2015, logo após sua reeleição. “Ou seja, existe uma legislação, mas o ex-governador nunca cumpriu”, lamentam.
Recentemente, voltaram a protestar: “Muito poderiam ajudar no combate à criminalidade no Estado, em vez de contratar terceirizados, o Comando da PM alega que estamos velhos e gordos, mas basta ver a imagens para ver quem realmente está fora de forma não somos nós, pois estamos habilitados para atuar na hora que formos convocados.” E arremata, em áudio enviado ao Blog: “Velhos e gordos estão eles!”
Pra entender – A Emenda 37 regulariza a situação dos policiais e bombeiros militares que solicitaram licença, mas que não foram legalmente licenciados, uma vez que para ter validade precisariam ser publicadas no Diário Oficial. O que não aconteceu. “Por esse motivo essas licenças não existem, pois estão formalmente e juridicamente irregulares”, explicou Janduhy.
Mas, desde outubro, quando a PEC 31 se transformou na Emenda 37 e se tornou lei, o governador vem se negando a cumprir. Mais recentemente, para revolta dos policiais, o governador impetrou uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade), para tentar derrubar a lei aprovada e promulgada pela Assembleia.