PODE ISSO, JOÃO? Vereadora denuncia perseguição contra alunos por causa de ideologia em escolas estaduais
A vereadora Eliza Virgínia denúncia, nesta quarta (dia 21) que alunos da Escola Técnica Estadual de Mangabeira Pastor João Filho “estão sendo coagidos ou ameaçados”, por conta de ideologia política. E mais: “Os pais querem tirar seus filhos desta escola, mas nossa preocupação é que isso esteja acontecendo em todas as escolas da rede estadual, então vamos verificar isso e lutar contra essa prática.”
De acordo com a vereadora, alguns alunos já não descem mais para o refeitório por medo de serem hostilizados: “A doutrinação ideológica permitida pela direção da escola está agindo os alunos, entre eles mesmo a intolerância as ideias e postura tem afetado os relacionamentos e vínculos dentro do ambiente escolar. Isso se deve ao ambiente sectarista criado pela doutrinação.”
A parlamentar anunciou que, nos próximos dias, irá acionar o Ministério Público contra essa prática: “Conforme informações que obtivemos, os alunos estão sendo manipulados e explorados política. Essa atitude atinge e ofende o artigo 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente, segundo no qual nenhuma criança ou adolescente deve ser objetivo de qualquer forma de exploração.”
Em outra instituição – Eliza revelou ainda ter recebido prints (cópias de mensagens) de conversas onde “os meninos deveriam ir com roupas de meninas e as meninas com roupas dos meninos e os que não viessem deveriam pagar uma taxa de R$ 5 para poder assistir as aulas”. A frente Parlamentar da Educação deve visitar a escola nesta quinta-feira.