Policiais criticam insegurança crescente na Paraíba: “Violência nunca vista em nosso Estado”
Com frases como “a pior situação que a Polícia Militar da Paraíba já enfrentou” ou “violência nunca vista em nosso Estado”, alguns policiais postaram queixas em redes sociais, durante a Semana Santa, para criticar a insegurança no Estado. Há poucos dias, um estudo publicado pelo Governo Federal trouxe João Pessoa como a 4ª Capital mais violenta do País.
O estudo foi elaborado numa parceria entre o Ministério do Planejamento e Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e elencava, com base em estatísticas que, dentre as 26 capitais e o Distrito Federal, João Pessoa segue como a mais a 4ª mais violenta do País, com uma taxa de homicídios que vai 64,1 homicídios por grupo de 100 mil pessoas.
Para se contrapor aos dados, o Governo do Estado fez veicular na Imprensa, a partir de sua página oficial (http://goo.gl/weQpPn) a informação de que a Paraíba foi o segundo Estado do Nordeste que mais reduziu a taxa de homicídios. Mas esqueceu de noticiar que João Pessoa continua sendo (já vem nos últimos anos), como a 4ª Capital mais violenta do País. Um pequeno esquecimento, sem dúvida.
Queixas – Diante desse cenário, vários policiais tem se queixado abertamente nas redes sociais, como o foi o caso de Paulo Roberto (veja acima), que inclusive decidiu antecipar sua baixa para a reserva. Segundo ele, a Paraíba tem um efetivo de policiais reduzido em 50%, “15 mil homens era pra termos em 2015, estamos em 2016 com apenas 9 mil homens…”