PONTE DO FUTURO Consórcio inicia concretagem das estacas e obras deverão ser concluídas até dezembro de 2026

As obras da Ponte do Futuro seguem, mesmo com o período chuvoso, em ritmo acelerado, e, em 15 dias, o Consórcio Jampa, responsável pelos trabalhos, já iniciou a concretagem das estacas da ponte no trecho do Rio Paraíba, construindo as travessas, e em 15 dias, será iniciada a confecção das vigas e pré-lajes.

As obras estão sendp realizadas entre os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena. Segundo José Arnaldo Sousa Lima, diretor de Planejamento e Transportes do DER, as chuvas não vão atrapalhar o cronograma das obras e acredita que o Complexo estará pronto em dezembro de 2026, conforme está programado pelo Governo do Estado.

“Já foram concretadas seis estacas no lado do município de Cabedelo, cada uma com 30 metros de profundidade, além de três travessas já concretadas. No lado de Lucena, já foram construídas 10 estacas, sendo duas dentro do Rio Paraíba”, explicou o engenheiro Aluísio Lucena, gestor da obra.

O Igor Girandi, representante da Gaspar, que lidera o consórcio, a única frente de trabalho interrompida pelas chuvas foi a terraplenagem no trecho da rodovia que faz a ligação da BR-230, no município de Cabedelo, com a BR-101, no município de Santa Rita, mas ele garantiu que o serviço será retomado assim que o tempo permitir.

Estrutura – As obras da Ponte do Futuro começam no quilômetro 9,64 da BR-230, no município de Cabedelo. Serão construídas duas pontes, uma com 2 km e outra com 420 metros, além de um viaduto sobre a linha férrea, com 40 metros. A ponte maior será no braço de mar em Jacaré e a outra no Rio da Guia, no município de Lucena.

O Complexo também contempla o prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; além da adequação da PB-025 até o entroncamento com a BR-101, com 500 metros de extensão.

Além do impacto econômico, a obra proporcionará melhor mobilidade urbana na Região Metropolitana, com menos acidentes de trânsito, redução no tempo de deslocamento e melhoria na qualidade de vida dos moradores, aliados à diminuição dos índices de poluição ambiental.