Por que a tentativa de tirar Veneziano da disputa?
Seria paranoia do PMDB ou Governo Ricardo Coutinho e PSDB querem tirar o ex-prefeito Veneziano da disputa de outubro? Nos últimos dias, o noticiário tem sido implacável com o Cabeludo. Num dia, ricardistas admitem conversas com o PMDB para se aliar contra um eventual rompimento do senador Cássio Cunha Lima…
No outro, alguns cassistas admitem entendimentos com o PMDB para a formatação de uma aliança em torno do senador tucano. Aliás, até mesmo segmentos do próprio PMDB (talvez refratários à candidatura de Veneziano) andaram especulando a possibilidade de alianças, ora com o PSB de Ricardo, ora com o PSDB de Cássio.
E é curioso porque todas as pesquisas veiculadas, nos estertores de 2013, mostravam a candidatura de Veneziano em curva lenta, mas ascendente. A última delas, inclusive, apresenta praticamente um empate técnico, num cenário com três candidaturas: Cássio, Ricardo e Veneziano. O que, pelo menos em tese, revela a viabilidade de sua postulação.
Tudo bem sabe-se que, ao autorizar seu secretário Walter Aguiar (Casa Civil) afirmar que o PSB poderá procurar o PMDB para conversar, em caso de rompimento de Cássio, Ricardo faz uma ameaça velada ao tucano. Apesar de que, segundo o Blog apurou, o governador mandou mesmo alguns auxiliares procurarem o PMDB para marcar um amistoso.
Bem, no que concerne ao comportamento de alguns peemedebistas admitirem o diálogo, não é novidade. Em todos os partidos há divergências. Mas, surpreende a insistência como socialistas e tucanos tentam tirar Veneziano do jogo. Daqui a pouco a opinião pública vai começar a se convencer de que temem enfrentar o Cabeludo nas urnas.
E há o risco efetivo da vitimização de Veneziano, fenômeno que elegeu Cássio em 2010, com uma montanha de votos. Finalmente, tentar tirar o peemedebista da disputa, antes do jogo começar, é uma ofensiva contra o eleitor, que certamente terá melhor condições de fazer o seu julgamento das urnas com mais opções na praça.