Por que Cícero lidera pesquisas (atrás apenas de Maranhão) mas Cássio prefere Santiago?
A esta altura do campeonato, ninguém após mais um tostão na candidatura de Cícero Lucena ao Senado, na chapa de Cássio Cunha Lima. Cássio já deu eloquentes sinais de que deseja ter outro companheiro em sua chapa. Mas, Cícero segue insistindo. Agora mesmo, na esteira das pesquisas, ele insiste em afirmar que tem mais intenção de votos do que Wilson Santiago na disputa ao Senado.
E não apenas Santiago, mas também o deputado Aguinaldo Ribeiro, que também chegou a se insinuar para uma eventual composição com o tucano. E, de fato, Cícero tem pontuado bem a frente deles. Só perde, na verdade, para o ex-governador Zé Maranhão. Então, por que Cássio prefere Santiago a Cícero em sua chapa? É a pergunta que ele tem feito, antes que os próprios jornalistas façam.
Primeiro, é possível que Cícero tenha se tornado um calo para Cássio, desde que, em 2010, divergiu de sua orientação no apoio a Ricardo Coutinho. Houve, naquele período, alguns momentos em que, com o apoio do saudoso Sérgio Guerra, chegou a desafiar claramente sua liderança no PSDB. Pelo visto, Cássio agora quer mostrar quem realmente manda no partido, e não aceita contestações.
Uma coisa é Cícero reeleito senador, outra, apenas deputado federal. Depois, Santiago tem um partido (o PTB) para oferecer, e certamente alguns outros mimos. Fala-se muito, pelos bastidores, nesse poder de fogo de Santiago. Cícero tem apenas a lealdade. É seu único mimo para Cássio, que certamente já não enxerga o antigo companheiro com todo o poder de fogo eleitoral que já teve antes em João Pessoa.
Resumo da ópera: não deve estar sendo nada fácil para Cícero saber que está sendo preterido em favor de um ex-adversário, que chegou a tirar mais de um ano de mandato de Cássio, enquanto ele se batia por sua posse no Senado.