Por que Luciano Cartaxo está tão bem nas pesquisas segundo Zé Maranhão?
Há poucos dias, o senador Zé Maranhão deu a senha: a preço de hoje, o prefeito Luciano Cartaxo ganha a eleição no primeiro turno, tal sua posição de dianteira em todas as pesquisas até agora realizadas em João Pessoa. Mas, afinal, a que se deve essa posição tão confortável de Cartaxo, em seu último ano de mandato, quando sempre há desgastes?
Vou arriscar, meu caro Paiakan. Primeiro Cartaxo não teve nesses três primeiros anos uma oposição realmente eficaz na Câmara. Ainda que alguns vereadores tenham se esforçado. Depois, o rompimento com o governador Ricardo Coutinho, em que pese não ter sido ruidoso, trouxe claros dividendos para o prefeito, à medida que restaurou a polaridade entre eles. Na condição de Davi contra Golias.
Por fim, é inegável que o prefeito tem trabalhado em algumas frentes. Não é nenhuma Brastemp sua obra na mobilidade urbana, é verdade, mas há programas homeopáticos, que geram resultados importantes. O caso das creches, por exemplo. É uma ação de capilaridade robusta que atinge várias comunidades, numa área de efeito imediato junto às famílias. Tem consequência.
São dezenas de creches espalhadas pela cidade, das quais 12 inauguradas nos últimos três anos, contabilizando mais 27, que eram do Estado, e foram incorporadas ao sistema de Creis (Centro de Referência de Educação Infantil). Várias delas passaram por reformas, como a Violeta Formiga, que o prefeito entregou esta manhã (quinta, dia 18).
Resumo da ópera: a gestão de Cartaxo não é nenhuma Brastemp, mas, pelo que apontam as pesquisas, tem mais acertado do que errado. O registro digno de nota, sem dúvida, é sua prioridade com a educação infantil. E, como sabemos, não há saída para o futuro sem educação. Dai seu desempenho nas pesquisas. O que termina por justificar as palavras do senador Zé Maranhão.