Por que o Blocão não consegue se estabelecer na disputa?
Apesar da evidente boa fé de alguns líderes, o Blocão não consegue se estabelecer na praça. E ainda é capaz de cometer algumas atrocidades, como foi o caso do lançamento da candidatura do deputado Leonardo Gadelha, pelo PSC. Um dos melhores quadros da política do Estado, parlamentar competente, Leonardo foi lançado às feras.
Após ter sido apresentado, Leonardo foi literalmente abandonado. Não houve uma só ação do Blocão para consolidar sua postulação. Ele ficou inteiramente à deriva. Já o PP do ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades), um dos artífices do grupo, sequer apresentou candidato. E, vamos combinar, se tirar o PT, o Blocão simplesmente não existe.
O Blocão foi criado, na verdade, para tentar isolar o PMDB e a candidatura do ex-prefeito Veneziano. Sequela de uma pendenga que veio de Campina Grande. Bem, o grupo vai tentar um último lance no tabuleiro, prometendo realizar uma pesquisa para escolher o seu candidato entre Nadja Palitot, Leonardo Gadelha e um (prometido) candidato do PP.
Mas, até os pombinhos da praça da Bandeira em Campina Grande sabem que uma disputa ao Governo do Estado na Paraíba não comporta quatro candidatos, de partidos ditos convencionais. No máximo três, mais um das esquerdas. Cenário com quatro candidatos é a receita mais eficaz para fragmentar o palanque da presidente Dilma no Estado.
Resta saber até onde o Blocão irá insistir com a estratégia, quando deveria se posicionar já, após o rompimento do senador Cássio Cunha Lima, que impôs nova geografia na disputa de outubro. Talvez o mais lógico fosse todas as oposições, ai compreendendo PT, PP, PSC, PTB e PMDB realizarem uma pesquisa para tirar um candidato único e começar a trabalhar. Porque, quem é coxo parte cedo.
Reunião – O Blocão realizou, nessa quinta-feira (dia 27), reunião com a participação de Charliton Machado, presidente do PT, Enivaldo Ribeiro, presidente do PP, Enivaldo Ribeiro, e Marcondes Gadelha, do PSC. A deputada Damiella Ribeiro, além dos pré-candidatos Nadja Palitot, Leonardo Gadelha também participaram.