Por que o PRP da coligação liderada pelo PSB tem medo de pesquisas?
É curioso que pesquisas sempre existiram e sempre existirão na Paraíba. É parte do processo eleitoral. Algumas dão errado, outras nem tanto. Mas, são elementos balizadores importantes em qualquer democracia. Mas, há quem tema pesquisas. A presidente estadual do PRP, Maria da Luz, por exemplo, quer acabar com pesquisas no Estado.
Ou seja, em vez de exigir rigor na elaboração e divulgação de pesquisas, Da Luz quer simplesmente acabar com as pesquisas. Tomara que sua iniciativa seja inspirada apenas em sua preocupação com eventuais manipulações, e não com o circunstancial temor que os números sejam impiedosos com a bandeira que defende: seu partido, o PRP, é coligado com o PSB do governador Ricardo Coutinho.
E o candidato do PSB, a julgar como verdadeiros os números das mais recentes avaliações, não está exatamente bem na preferência do eleitorado. O curioso é que ela mesma diz: “Não sou contra os institutos de pesquisa, mas muitas vezes, em defesa de interesses de candidatos e grupos, elas criam um cenário tentando influenciar as pessoas a votarem em quem está na frente.” Uma ironia, sem dúvida.
Fica uma indagação: se o candidato defendido por Maria da Luz estivesse em primeiro na preferência do eleitor, ela pediria a suspensão de todas as pesquisa no Estado ou manteria os eleitores nas trevas sem saber os números?