PRA ONDE FOI TANTO DINHERO? Paraíba foi um dos Estados que mais aumentaram impostos nos últimos 10 anos
A Paraíba lidera o ranking dos Estados que mais aumentaram impostos, nos últimos dez, a partir de 2011, além de registrar reajustes abusivos nas tarifas de água e esgotos. O aumento da carga tributária, meu caro Paiakan, atingiu vários setores da economia, inclusive afugentando empresas do Estado, acossadas pelo arrocho fiscal, como ocorreu, por exemplo, com a Ambev.
O ICMS das tarifas de energia elétrica, por exemplo, saltou de 15% para 27%. Os serviços de TV por assinatura, passaram de 10% para 15%. As operações de comunicação pularam de 25% para 28%. Só para citar alguns exemplos de tarifas majoradas. O ICMS dos combustíveis saltou de 25% para 27%, mais 2% destinado ao Funcep (Fundo de Combate à Pobreza), totalizando 29%
Mais: o ITCD (Imposto sobre Transmissão, Causa Mortis e Doação) aumentou quatro vezes, passando de 2% para 8%. E o IPVA? O imposto sob gestão PSB, passou de 2% para 2,5% e, de quebra, também aumentou o imposto sobre compra de veículos, passando de 12% para 14%. Apenas para citar alguns exemplos.
E a verdade, meu caro Paiakan, é que, se o governador João Azevedo, pretende reaquecer a economia no pós pandemia, terá que se debruçar sobre essa realidade tributária, que afugenta empresas e reduz a quantidade de empregos que o Estado tem potencial de gerar.