PREFEITO FAZ SUA PARTE Cartaxo decide por decreto reabrir hospitais Htop e 13 de maio para atender pacientes com coronavírus
Dentre todas as medidas adotadas pelo prefeito Luciano Cartaxo esta é, com certeza, a mais importante para combater o coronavírus. Trata-se da reabertura de dois hospitais, para atuarem na retaguarda no acolhimento aos pacientes. São eles o (Htop) Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba, em Tambiá, e o Hospital 13 de Maio, no Jardim 13 de Maio. O prefeito, inclusive, já vistoriou as instalações neste domingo (dia 22).
A ironia é que o Htop era gerido pelo governo do Estado, através da Cruz Vermelha gaúcha. A requisição administrativa das unidades hospitalares foi feita por meio decreto e irá vigorar durante o período de emergência e de prevenção à Covid-19. De acordo com Cartaxo, os hospitais serão reestruturados pela Prefeitura de João Pessoa, tornando-se aptos para receber pacientes em casos de necessidade, como um suporte ao atual sistema hospitalar.
“Ao mesmo tempo em que anunciamos um conjunto de medidas restritivas, seguimos reforçando a rede de saúde da Capital. Estamos adotando todas as alternativas necessárias para garantir o atendimento à população, reequipando e modernizando hospitais que antes estavam fechados”, disse o prefeito.
Cessão – Os proprietários dos hospitais já concordaram em ceder as unidades sem qualquer ônus ao poder público, enquanto durar a situação de emergência. Vitório Petrúcio, do antigo Prontocor, e Valmira Queiroga, do Hospital 13 de Maio, acataram prontamente o pedido da Prefeitura de João Pessoa.
“Neste momento, poder público e iniciativa precisam estar juntos na busca por soluções concretas. Temos aqui mais um exemplo de solidariedade no enfrentamento à pandemia. O mais importante, agora, é salvar vidas”, arrematou o prefeito.