Prefeitos acionam senador e vão a presidente do TJ para evitar fechamento de comarcas
Prefeitos de várias cidades do Estado acionaram o senador Cássio Cunha Lima para integrar comitiva em audiência com o desembargador Joás de Brito Pereira, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba. Na pauta, uma tentativa de impedir a desinstalação de comarcas em pelo menos 15 municípios paraibanos, o que, segundo eles, acarretará “enorme prejuízo à população”.
O desembargador Joás fez questão de esclarecer que se tratava de um estudo da parte técnica do Tribunal e que tal medida só será aprovada com a anuência do conjunto de desembargadores. Ele ressaltou, inclusive, que o estudo realizado pelo Conselho Nacional de Justiça determinava a desinstalação de 20 comarcas paraibanas.
Apelo – Todos os prefeitos presentes foram unânimes em apelar ao presidente do TJ pela não desinstalação, considerando a importância de ter nos seus municípios a representação do Poder Judiciário. Já o senador Cássio sugeriu que todos os prefeitos encaminhem relatórios das atividades do Judiciário nas suas cidades para tentar convencer os desembargadores da necessidade de manutenção das comarcas.
Presentes – Estiveram presentes os prefeitos de Cacimba de Dentro, Serraria, Santana dos Garrotes, Paulista, Prata, Malta, Caiçara, Cabaceiras, Pilões, Cruz do Espírito Santo, além de representantes de Coremas e de Lucena.