PRESIDÊNCIA DA CÂMARA… Hugo recebe bombardeio de concorrentes mas também de outros políticos da Paraíba
Um dos nomes da política da Paraíba mais em evidência no cenário nacional é, sem dúvida, do deputado Hugo Motta, xerife do Republicanos na Paraíba. Hugo tem ocupado a mídia nacional, meu caro Paiakan, com a cotação em alta para disputar a cobiçada Presidência da Câmara Federal.
Apesar dessa, digamos, louvação nacional, já era de certo modo esperada a reação dos contrários, no plano nacional, com os concorrentes diretos, especialmente os deputados Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antônio Brito (PSD-BA), que decidiram unir forças para impedir 0 avanço de Motta.
O que talvez Hugo não esperasse era a reação dentro de seu próprio Estado. Nas últimas horas, circularam várias postagens críticas ao deputado, com origem identificada pelo parlamentar. Há críticas sobre quanto em emendas mandou para Patos, onde seu pai, Nabor Wanderley, é prefeito…
Mas, também já se divulgou levantamento sobre o alinhamento de Hugo com o Governo Lula, quantas matérias votou a favor ou votou contra. Tudo usado como munição para tentar dinamitar suas pretensões. E o curioso é que esse movimento só surgiu após ele ter sua candidatura lançada.
Há quem comente, entre seus assessores, meu caro Paiakan, que Hugo tem sido fustigado no Estado pelo União Brasil do senador Efraim Filho, de quem foi um dos principais apoiadores na eleição de 2022, na disputa ao Senado. Se for verdade, seria uma prova de ingratidão. Mas, pode não ser verdade e apenas meras especulações.
De qualquer forma, é bom não perder de vista que, se Hugo, eventualmente, for guindado à Presidente da Câmara poderá ser um nome de peso para disputar o Governo do Estado, algo muito, muito ambicionado pelo senador Efraim.