Presidente da Câmara lembra que foram Catão e Cícero que idealizaram o Eixo Leste da Transposição
Em meio à polêmica sobre a paternidade das obras de Transposição do São Francisco, o presidente da Câmara, vereador Marcos Vinicius, fez um registro curioso no final de semana, destacando o trabalho de outros dois paraibanos, quando estiveram à frente do Ministério da Integração Nacional: Cícero Lucena e Fernando Catão.
“Foram eles que idealizaram o Eixo Leste, portanto há muito mais que um pai na maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil”, afirmou o parlamentar. Esse mesmo registro já havia sido feito pelo ex-senador Marcondes Gadelha, durante entrevista ao programa Intrometidos. Segundo Marcondes, sem Catão e Cícero, não haveria o Eixo Leste.
“Há que se reconhecer que os governos dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff foram responsáveis pela execução de boa parte da obra, mas em se tratando do Eixo Leste, é importante lembrar que foram os ex-ministros Cícero e Catão que criaram esta proposta de dividir a transposição em dois eixos, barateando a obra e permitindo que a água tivesse maior abrangência no território nordestino”, pontuou.
Marcos agradeceu ainda o empenho do Governo Michel Temer para a conclusão do Eixo Leste, o que se deve também, segundo ele, a atuação do vice-presidente do Senado Federal, senador Cássio Cunha Lima: “Temos convicção que a defesa intransigente, das obras de transposição do Rio São Francisco, feita pelo senador Cássio foi um ingrediente decisivo para que as águas do “Velho Chico” chegassem à Paraíba.”