PRÉVIAS PARA 2022 (áudio) Leite admite ser “governador gay”, revelação ganha repercussão nacional e insere seu nome na disputa pela Presidência
Tenho a impressão, meu caro Paiakan, que as recentes revelações do governador tucano Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, ao contrário de enfraquecer, podem ter ajudado a inserir seu nome, concretamente, para a disputa pela Presidência da República, operando na raia da chamada terceira via.
Leite, como se sabe, assumiu sua homossexualidade, durante entrevista à televisão. Suas declarações nem deveriam ser notícia, dado que as preferências sexuais são privativas das pessoas que assumem. Mas, num País com população ainda tão conservadora, o episódio causou intensa repercussão, especialmente em redes sociais.
O que de fato chamou a atenção foi a coragem de assumir sua condição sexual em rede nacional. Leite, que era praticamente desconhecido para a maioria dos brasileiros, passou a ser comentado. E, de certa forma, desmontou uma bomba que, de alguma forma, poderia ser utilizada contra ele mais adiante numa eventual disputa eleitoral.
O governador assumiu ser homossexual durante entrevista ao programa Conversa com o Bial, da TV Globo, quando afirmou: “Sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso.”
Eduardo Leite deverá disputar as prévias internas do PSDB, para escolha do candidato do partido à Presidência da República, em 2022. Há outros dois pré-candidatos no partido, com quem deve concorrer: o governador João Dória (SP) e o senador Tasso Jereissati (CE).
CONFIRA ÁUDIO…