PRIMEIRO ROUND Justiça Eleitoral defere candidatura de Anísio e manda tirar o petista Antônio Barbosa da chapa de Ricardo Coutinho
O candidato Anísio Maia (PT), pelo visto, ganhou o primeiro round na disputa contra o também candidato Ricardo Coutinho (PSB). A Justiça Eleitoral deferiu, nesta segunda (dia 5), a chapa Anísio e Percival Henrique (PCdoB) e mandou excluir o nome de Antônio Barbosa (PT) da chapa de Ricardo Coutinho (PSB).
Na decisão, o juiz Fábio Leandro (64ª Zona Eleitoral) considerou regular “os atos partidários da Coligação Unidos por João Pessoa, formada pelos partidos PT e PC do B, estando habilitada para disputar o cargo de prefeito e vice-prefeito, nas eleições de 15 de novembro de 2020”.
Ainda segundo o magistrado, “pela cronologia dos fatos, nitidamente, se constata que a Direção Nacional do PT atropelou o devido processo legal sem oportunizar aos interessados o direito fundamental do contraditório, estando a decisão que anulou parcialmente a convenção do PT municipal eivada de vícios intransponíveis”.
O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, repetiu o que já havia dito anteriormente: “O PSB não precisa do apoio do PT na candidatura do companheiro Ricardo Coutinho.” Em redes sociais, Anísio comentou: “A semana começando com o ânimo renovado para continuar nossa caminhada.”
O PSB tem três dias para substituir o candidato a vice, Antônio Barbosa.
Intervenção – Tudo começou quando, após a convenção do PT que homologou a chapa Anísio e Percival, a direção nacional decidiu intervir para obrigar o partido compor com o candidato Ricardo Coutinho (PSB) que, logo depois, formalizou a indicação do petista Antônio Barbosa, como seu vice.
A partir dai se instalou uma anomalia jurídica, com o PT integrando duas chapas: uma encabeçada por Anísio, outra com Barbosa na vice de Ricardo Coutinho.