PRISÃO DE ZAMBELLI… Cabo Gilberto se solidariza com deputada e denuncia “ruptura institucional” no País

Uma das informações que mais repercutiram na mídia nacional foi a prisão confirmada da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar, que estava na relação de foragidos da Interpol, após decisão do ministro Alexandre de Moraes (Supremo Tribunal Federal), foi presa na Itália, onde se encontra.

Da Paraíba, o deputado Cabo Gilberto prestou solidariedade a Zambelli, suas redes sociais, nesta terça-feira (29/07): “Minha total solidariedade à deputada federal Carla Zambelli. Segundo informação repassada por seu advogado, Dr. Pagnozzi, apresentou-se voluntariamente às autoridades italianas nesta data, dando início ao seu pedido de asilo político e não extradição.

E ainda: “Esse gesto, firme e consciente, não é ato de fuga. É a consequência direta de um país que tem negado a seus representantes eleitos o direito à liberdade, ao contraditório e à legítima defesa. Deputados silenciados. Jornalistas banidos. Presidentes sob tornozeleira. Perfis censurados. Contas bloqueadas. E o silêncio cúmplice de instituições que deveriam proteger a democracia. Não se trata mais de um caso isolado. É um sinal de que a ruptura institucional já não é um risco, é uma realidade em construção.”

Zambelli, como se sabe, estava foragida na Itália, desde desde que foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça, em janeiro de 2023. Ela deixou o Brasil em maio, passou pelos Estados Unidos e se mudou para a Itália. A parlamentar tem cidadania italiana.