PRISÃO DO PITBULL Advogado do chefão pago pelo governo e OSs para processar jornalistas fez misteriosa viagem à Suíça
Uma das curiosidades no despacho do desembargador Ricardo Vital diz respeito ao advogado Francisco das Chagas Ferreira, que era contratado pelo ex Ricardo Coutinho especialmente para processar jornalistas e blogs que divulgassem informações críticas a seu governo. Nas audiências, costumava constranger os jornalistas no estilo Pitbull.
O pagamento de seus honorários se dava através de contratos obtidos com organizações sociais e empresas do governo. Em pouco mais de oito anos, Chagas teria recebido, por exemplo, mais de R$ 600 mil na condição de liquidante da CDRM (Companhia de desenvolvimento de Recursos Minerais), também como advogado contratado da Organização social ABBC.
Mas, seu escritório, localizado no Bessa, em João Pessoa, também foi usado para repasses de propinas com seu ex-sócio Saulo Ferreira, que abriu o jogo do esquema. Conforme despacho de Ricardo Vital, Chagas teve a prisão preventiva decretada por integrar ativamente a organização criminosa e participar dos esquemas de lavagem de dinheiro.
Recentemente, Chagas pediu cancelamento de audiência, numa ação civil contra Ricardo Coutinho movida pela ex-primeira-dama Pâmela Bório. Ele alegou uma viagem a Zurique, na Suíça, conhecida como um dos polos bancários mais efervescentes do mundo.