Professores da UEPB decretam greve por tempo indeterminado a partir do dia 12: “Ou nos mobilizamos, ou o Governo fecha a Universidade”
Os professores da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), decretaram, em assembleia realizada hoje (quinta, dia 6), greve geral da categoria a partir da próxima quarta-feira (dia 12), por tempo indeterminado. Foi deliberado ainda que, para cumprir a atual legislação, haverá um efetivo mínimo de 30% dos docentes trabalhando na Instituição.
De acordo com nota da Aduepb (Associação dos Docentes da UEPB), a pauta de reinvindicações da paralisação inclui o cumprimento, por parte do Governo do Estado, da execução do orçamento de R$ 317 milhões, abertura de diálogo quanto às perdas salariais, o fim da portaria que garroteia o seu orçamento e exigência peloo cumprimento da lei de autonomia da UEPB.
O impasse entre Governo do Estado e professores se intensificou a partir da paulatina redução nos repasses do duodécimo e o garroteamento das finanças da Instituição. A crise aumentou e vários serviços deixaram de ser prestados pela Universidade. Durante a assembleia desta quinta, vários docentes enfatizaram que, “ou nos mobilizamos, ou o governador vai fechar a UEPB”.