PROJETO OUSADO Assembleia vai promover debate para debater engorda das praias de Jampa proposta por Cícero
A Assembleia deverá realizar, nos próximos dias, por iniciativa dos deputados Chió e Cida Ramos, uma sessão especial para debater sobre recente projeto do prefeito Cícero Lucena de promover a “engorda” da orla de João Pessoa.
O projeto prevê o alargamento de praias, algo similar ao que ocorreu na orla de Balneário Camboriú (SC), com uma obra que durou três meses, e permitiu aumentar o tamanho da faixa de areia, de 25 a 70 metros, e também da avenida costeira.
A polêmica começou quando Cícero revelou a existências de estudos para realizar, ao longo do próximo ano, uma engorda de areia, em todas as praias urbanas de João Pessoa, a partir da Ponta de Seixas, prevendo, inclusive, uma via abaixo da falésia.
Em Camboriú, a obra foi estimada em R$ 67 milhões, considerando que os trabalhos da construtora persistem por até três anos, com as correções necessárias, ao longo do tempo, e prevê também novas calçadas, jardins, parques e atualização de equipamentos antigos, que haviam sido engolidos pelo avanço do mar.
Em João Pessoa, a obra terá uma dimensão bem maior, já que contará com a construção de uma via entre Ponta de Seixas e a praia de Cabo Branco, reconstrução de parte da falésia e alargamento das praias de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa.
Toda a obra está orçada em cerca de R$ 200 milhões, numa parceria com o governo do Estado.
Copacabana – Uma das obras mais bem sucedidas de engorda de orla ocorreu no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana (imagens acima do antes e depois). As obras começaram na década de 1970 e trouxeram areia da Enseada de Botafogo. O aterro gigantesco afastou o mar oitenta metros da zona de arrebentação original.
Além da engorda, o projeto contou com alargamento da Avenida Atlântica, estacionamento e calçadas em pedra portuguesa, com desenho de ondas em preto e branco, projetadas pelo paisagista Roberto Burle-Marx.