Propinoduto: houve “de volta ao futuro” na remessa de inquérito ao MP
Há várias curiosidades em relação ao dossiê protocolado pelo Fórum dos Servidores junto ao Ministério Público do Estado, no âmbito da denúncia de um esquema de propina que envolve quatro auxiliares do governador Ricardo Coutinho: uma delas são as datas que não batem. A menos que alguém tenha conseguido usar uma máquina do tempo, tipo o filme “De volta para o futuro”.
Os fatos: no dia 4 de julho de 2011, o delegado Alan Murilo Terruel encaminhava expediente para sua superiora Daniella Vicunha, com a conclusão do inquérito tratando da apreensão de dinheiro (R$ 81 mil), mais documentos comprometendo auxiliares do Governo (primeira imagem abaixo). Inclusive, consta um despacho do secretário-adjunto Raimundo José Silvany (segunda imagem abaixo), datado em 4 de julho, mandando remeter o inquérito ao governador, para o Governo do Estado “analisar com visão política”. E por que não policial?
Mas, vamos adiante. Pelo procedimento padrão, somente após a sua conclusão, o inquérito deveria ser remetido ao Ministério Público. Porém, pelos documentos constantes do dossiê protocolado pelo Fórum dos Servidores, o inquérito foi remetido ao Ministério Público… dia 2. Ou seja, alguém usou uma máquina do tempo. Mais que isso: dia 2 de julho de 2011 era um… sábado. E foi entregue às 22h!