PRÓXIMA QUINTA Pôr do Sol Literário homenageia Janete, Hilda Hilst e traz grupo Capitania Pedras D’Água

A Confraria Sol das Letras promove, na próxima quinta-feira (29/5), a 102ª edição do Pôr do Sol Literário, a partir das 17h30, no auditório da Academia Paraibana de Letras. Nesta edição, o sarau será aberto com performance musical do Grupo Capitania Pedras D’Água (em homenagem a Vital Farias).

O evento prosseguirá com apresentação da leitura de alguns poemas do livro “Breves relatos da paixão”, do escritor Hélder Moura por Jéssica Queiroz. Na sequência, a professora Janete Lins será homenageada pela Confraria por sua militância cultural, com apresentação do acadêmico Damião Ramos Cavalcanti.

Logo em seguida, o escritor Hélder Moura promoverá o diálogo “Comentários a respeito de Hilda”, com breve exposição de vida e obra da escritora Hilda Hilst, seguida de uma apresentação cordel/ debate sobre os personagens João Grilo e Chicó, pelo poeta Merlânio Maia, presidente da Academia de Cordel.

Ao final, haverá sessão de autógrafos e um coquetel será servido aos presentes.

Sol das Letras – O projeto Pôr do Sol Literário foi criado pela Confraria Sol das Letras, em dezembro de 2013 e, ao longo de uma década, já se consolidou como um dos eventos mais longevos da cena literária na Paraíba. O grupo foi criado para estimular a produção, criação, divulgação e debate sobre a literatura paraibana, nos cenários regional e nacional.

A confraria se propõe a protagonizar, além do Pôr do sol, outras iniciativas, como a realização da I Flor (Festa Literária do Extremo Oriental), a ser realizada em outubro deste ano, além da premiação das melhores obras do ano, que terá a 3ª edição em 2024, com o objetivo de projetar a literatura paraibana, não apenas no Estado, mas em todo o País.