PRÓXIMO DIA 20 Paraibano deve integrar comitiva para posse de Trump se Moraes liberar passaporte de Bolsonaro
A posse do presidente Donald Trump, como se sabe, ocorre no próximo dia 20, e já há uma polêmica envolvendo o Brasil. É que Trump fez convite formal ao ex-presidente Bolsonaro para participar da solenidade. Mas, Bolsonaro está com o passaporte retido pelo ministro Alexandre de Moraes (Supremo Tribunal Federal).
Ao receber o convite, o ex-presidente encaminhou, através de seus advogados, um pedido para liberação temporária de seu passaporte, apenas para a posse de Trump. Moraes ainda não despachou. Caso atenda ao pedido, pelo menos 30 parlamentares devem integrar a comitiva de Bolsonaro, dentre eles o paraibano Cabo Gilberto (PL).
Bolsonaro, como se sabe, está com o passaporte retido desde 8 de fevereiro de 2024, quando foi alvo da Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal para investigar uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Convite – Bolsonaro, ao ser convidado, postou em suas redes sociais: “Muito honrado em receber do Presidente dos EUA, Donald Trump, convite para a sua posse e de seu vice-presidente J.D. Vance, no próximo dia 20 de janeiro.”
E ainda: “Agradeço a meu filho, o deputado dederal Eduardo Bolsonaro, pelo excelente trabalho nesta relação com a família do Presidente Donald J. Trump. Meu Advogado, Dr. Paulo Bueno, já encaminhou para o ministro Alexandre de Moraes pedido para eu reaver meu passaporte e assim poder atender a este honroso e importante evento histórico.”