PT anuncia apoio a Ricardo que espera o PMDB na vice
Nem o mais otimista dos aliados do governador Ricardo Coutinho poderia imaginar. Foi de fato uma reviravolta impressionante nessa reta final das definições. Quem diria que o PT do prefeito Luciano Cartaxo acertaria aliança com o PSB do governador Ricardo Coutinho? Justo o PT do vereador Bira e dos deputados Anísio Maia e Frei Anastácio, adversários ferrenhos do governador.
Mas, o fato é que esta tarde o governador RC mostrou competência na formação de uma coligação absolutamente impensável há alguns dias. Foi uma operação que impressionou pelo inusitado. E segundo especulações de bastidores, além do apoio para eleição de Lucélio Cartaxo ao Senado, Ricardo ainda estaria se comprometendo em votar na presidente Dilma, ainda em primeiro turno.
De quebra, o PSB está anunciando a vaga de vice-governador para o PMDB. Conforme externou Edivaldo Rosas, presidente do partido, a escolha ficará a cargo dos peemedebistas, mas o nome deverá ser de Campina Grande. As especulações recaem sobre a deputada Nilda Gondim e o ex-prefeito Veneziano. O PMDB, pelo menos até esta tarde, ainda não pronunciou sobre o assunto.
O anuncio do apoio do PT a Ricardo ocorreu, agora a tarde, no Hotel Imperial, em João Pessoa, com a presença do presidente do PSB, Rosas, do presidente do PT, Charlinton Machado, do prefeito Luciano Cartaxo, o governador Ricardo Coutinho e o candidato ao Senado, Lucélio Cartaxo. O anúncio muda inteiramente a configuração para as disputas eleições deste ano e isola o PMDB.
Surpresa no PSDB – O anúncio do PT também surpreende o PSDB do senador Cássio Cunha Lima. Como se sabe, havia uma relação muito próximo entre Cássio e o prefeito Luciano, que chegou a indicar pelo menos quatro simpatizantes do tucano em sua administração. Lucélio chegou, inclusive, a ser especulado como candidato a senador de Cássio.
Contra aliança – A única voz discordante dentro do PT à aliança com o governador RC foi o vereador Bira. Ele distribuiu nota à Imprensa, afirmando: ““Na verdade nós somos contra qualquer tipo de diálogo, qualquer tipo de aproximação com o PSB e com o governador Ricardo Coutinho. Sabemos da importância do palanque da presidenta Dilma Rousseff aqui na Paraíba, e esse palanque não vai ser em hipótese alguma abraçado pelo governador Ricardo Coutinho e sabemos também que apesar do desespero da Granja Santana em tentar atrair o PT, o viés autoritário e conservador do governo estadual impedem uma aliança programática em favor do desenvolvimento da Paraíba.”
E concluiu: “O PT não pode abrir mão da história política que foi construída nos últimos anos, de enfrentamento com o governo Ricardo Coutinho, que é um governo autoritário, que não dialoga com os servidores, um governo responsável pela estagnação do desenvolvimento da Paraíba. E dessa forma é preciso que possamos a todo custo tentar manter o palanque da presidenta Dilma no nosso Estado com o PT, PMDB e com os demais partidos que realmente são aliados do projeto nacional e não construir alternativas e atalhos que fragilizam não só nosso discurso como nosso projeto.”