QUADRO AGRAVOU-SE… Após novos exames, médicos decidem realizar uma nova cirurgia em Bolsonaro

Agravou-se o estado clínico do ex-presidente Bolsonaro, que foi transportado, na noite desse sábado (12/04), de Natal (RN), onde estava internado, para o Hospital DF Star de Brasília. Na manhã deste domingo, o ex-presidente foi submetido a uma nova cirguria para corrigir um problema de obstrução intestinal.

Em nota, a equipe médica confirmou: “As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele (Bolsonaro) está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal.”

Segundo os médicos, “após reavaliação clínico-cirúrgica, (o ex-presidente) foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas”. O que evidenciou a necessidade do procedimento cirúrgico.

Nas primeiras horas deste domingo, o próprio Bolsonaro antecipou em suas redes sociais: “Domingo, logo mais, às 08h me submeto a mais uma cirurgia, ainda decorrente da facada de 06/set/2018. Ao meu lado, o bispo JB Carvalho e bons médicos e enferemiros. Se Deus quiser, tudo ocorrerá bem.”

Cirurgia – A laparotomia exploradora consiste em abrir o abdome para examinar órgãos internos, ante o diagnóstico de retenção do fluxo do intestino. O objetivo é descolar aderências que bloquearam a digestão do ex-presidente e fazer a reconstrução da parede abdominal para reforçar a sua musculatura. É uma cirgurgia extensa.

Passou mal – O ex-presidente passou mal, na última sexta-feira (11/04), em Tangará, interior do Rio Grande do Norte, onde iria participar de um evento político. Segundo a direção do PL, Bolsonaro estava divulgando o Projeto Rota 22, se sentiu indisposto e foi levado pra emergência do Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz.

De Santa Cruz, Bolsonaro foi transportado em helicóptero do Governo do Estado, cedido pela governadora Fátima Bezerra. Segundo seu médico Antônio Luiz Macedo, o ex-presidente voltou a apresentar complicações por causa da facada durante a campanha de 2018.

Além de fortes dores, o ex-presidente apresentou dificuldades para comer e na digestão, por conta de uma distensão intestinal. O quadro se caracteriza por um inchaço no abdômen, que pode ser derivado de uma inflamação, uma vez que o ex-presidente estava há três dias com obstrução intestinal.