QUARTA DO ESPANTO Aguinaldo Ribeiro vai mesmo encerrar o mistério sobre senatoria com ou sem o Republicanos?
O deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) está anunciando, para esta quarta (dia 15), a sua decisão em relação aos “próximos passos”. Por próximos passos entenda-se a possibilidade de anunciar uma eventual pré-candidatura ao Senado, na chapa de João Azevedo (PSB). Ou não.
Um desfecho que chega, mesmo ante o contencioso com o Republicanos de Hugo Motta. Nas últimas horas, Hugo tem reafirmado que seu partido vai manter o apalavrado com o deputado Efraim Filho (União Brasil), seguindo no apoio à sua pré-candidatura ao Senado, mesmo estando na chapa do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB).
Nas últimas horas também, coube ao ex-deputado Enivaldo Ribeiro verbalizar todo o azedume de seu grupo com os Republicanos, e chegou a ser duro, quando disse que o apoio do partido a Efraim “é uma esculhambação”, e que o governador João Azevedo “precisa conversar com eles”.
Enivaldo, tanto quanto seu filho Aguinaldo, e ainda mais a senadora Daniella Ribeiro (PSD), uma personagem oculta mas talvez decisiva nessa equação, pedem unidade em torno da chapa de João. A preço de hoje, unidade difícil. E João deverá pagar um preço alto por esse emaranhado político em torno de sua chapa.
De quebra, o caso poderá se agravar com a definição do candidato a vice. Ora, se o Republicanos indicar o vice, como ficará o não apoio a Aguinaldo? Pelo visto, das duas, uma: ou Aguinaldo será o pré-candidato ao Senado, e o Republicanos não indicará a vice, ou o Republicanos indica a vice, e Aguinaldo não disputará a senatoria.
E poderá ficar pior, com um eventual desembarque do Republicanos da base de João. E olha que, até o momento, muita gente especulou, mas, em nenhum momento, Aguinaldo admitiu que será o pré-candidato. O que faz desta quarta um teste para diabéticos: sem açúcar e sem afeto…