Quem leva o segundo turno, Cássio ou Ricardo?
Toda eleição tem sua própria história. Mas, há uma curiosidade que tem marcado as últimas eleições na Paraíba: o candidato que vence o primeiro turno, normalmente vence o segundo também. Não significa que é um imperativo para as eleições deste ano. Os dados são, antes, uma estatística de reflexão para essa disputa de tiro curto do segundo turno.
Assim, vejamos. Cássio Cunha Lima venceu Roberto Paulino, em 2002, no primeiro turno. E, apesar de Paulino, que entrou na disputa como azarão, ter surgido à frente das pesquisas (segundo o Ibope), logo após a virada das urnas, o tucano terminou superando o adversário do PMDB no segundo turno, com cerca de 50 mil votos.
Em 2006, Cássio ganhou o primeiro turno contra Zé Maranhão, por uma margem muito apertada (49,67% dos votos a 48,74%). E confirmou no segundo turno. Depois, já em 2009, terminou sendo cassado, por conta do Caso Fac.
Em 2010, Ricardo Coutinho surpreendeu Zé Maranhão e venceu o primeiro turno, por 49,74% a 49,30% dos votos, com apoio de Cássio. No segundo turno, Ricardo ampliou a vantagem e conseguiu emplacar cerca de 150 mil votos sobre o peemedebista.
Agora, em 2014, Cássio largou à frente de Ricardo, pelo placar de 47,44% a 46,05% dos votos. Uma dianteira de “apenas” 28.388 votos. Resta saber como o eleitor vai se comportar no segundo turno, se vai manter a escrita confirmando Cássio, ou se essa regra terá uma exceção, com vitória de Ricardo.