QUEM LULA PREFERE… Presidente comanda ato de 8 de Janeiro com Veneziano mas sem João na descida da rampa
É comum se dizer, no meio jornalístico, que uma foto vale por mil palavras. E, de fato, a genialidade de um fotógrafo consegue passar uma mensagem que um simples texto não alcança.
Um episódio recente em Brasília, durante o evento do 8 de Janeiro, revelou a clima de disputa entre o goverador João Azevedo e o senador Veneziano Vital do Rego, por prestígio junto ao presidente Lula.
João foi convidado pelo Planalto e compareceu ao evento. Mas, na hora da foto oficial, da descida da Rampa do Palácio, eis que João ficou de fora dos flashs, enquanto Veneziano posou ao lado do presidente, do vice Geraldo Alckmin e da primeira-dama Janja da Silva.
O governador não demonstrou publicamente qualquer desgosto com o episódio. Mas, sabe-se que, na condição de maior liderança política da Paraíba que apoia o petista, Azevedo talvez esperasse mais prestígio junto ao presidente.
É a segunda vez que João se vê numa situação assim. Na eleição de 2022, como se sabe, João tentou estabelecer uma relação com Lula como seu candidato preferencial, mas o petista tinha como favorito o ex-governador Ricardo Coutinho.
Hoje, apesar do tratamento parceiro que o presidente dá aos pleitos de João, ele tem claramente uma preferência pelo senador Veneziano e, talvez até mais, pelo ministro Vital do Rego (Tribunal de Contas da União).
Tudo bem, Veneziano é vice-presidente do Senado, e estava representando a Casa, durante a solenidade. Mas, João é um parceiro fiel e tem peso na disputa eleitoral de 2026.