“QUESTÃO DE GRATIDÃO” Nominando admite antecipar aposentadoria e abrir mais uma vaga no TCE se o governador pedir

Mais novidades no Tribunal de Contas do Estado. Após a aposentadoria do ex-conselheiro Fernando Catão abrir uma vaga na Corte, uma outra pode estar sendo anunciada nos próximos dias.

O conselheiro Nominando Diniz passou a admitir a possibilidade de antecipar sua aposentadoria. Basta um pedido do governador João Azevedo (PSB): “Meu compromisso é com o governador. Se ele disser que precisa da vaga, eu, por questão de gratidão, me aposento.”

E ressalva: “Senão (se não receber tal pedido), eu só saio no dia 20 de dezembro de 2028 quando faço 75 anos de idade.” Suas declarações, contudo, incendiaram a praça, ante a iminência de haver uma disputa por duas vagas no Tribunal, e acomodar aliados do governador.

Ele ressaltou que sua disposição não se trata de um acordo político, mas de reconhecimento pelas ações do governador em favor do funcionamento do TCE durante sua gestão como presidente.

Atualmente, para a vaga de Catão, o governador indicou o secretário Deusdete Queiroga (Infraestrutura), que já circula nos bastidores como favorito do governador. Mas, o deputado-presidente Adriano Galdino (Republicanos) também tem interesse na vaga, especialmente não for disputar o Governo em 2026.

De quebra, há outros interessados, que já manifestaram a intenção de entrar na disputa: os deputados Branco Mendes, Taciano Diniz, Tovar Correia Lima e Tião Gomes.