QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA A imposição para filiar Ricardo Coutinho no PT pode levar “os contra” se abrigarem no PSB
Não é nada certo, mas circula informações entre militantes do PT, que o eventual reingresso de Ricardo Coutinho ao partido, inclusive com a filiação dos deputados Jeová Campos, Cida Ramos e Estela Bezerra, atualmente no PSB, pode ensejar uma movimentação de alguns petistas em direção oposta.
Há quem avalie que o ingresso dos três deputados no PT pode inviabilizar a reeleição do deputado Anísio Maia, que não teria muitas opções, a não ser deixar o partido, do qual é fundador, e seguir para uma outra legenda, por uma questão de sobrevivência.
O mesmo se pode avaliar em relação a Frei Anastácio, caso Luiz Couto insista em disputar a deputação federal, como tem afirmando. Porque o espaço dentro do PT ficaria restrito para os dois disputarem a deputação federal.
Nessas circunstâncias, a tendência poderia ser uma saída em bloco desses petistas, como Anastácio e Anísio, levando junto Giucélia Figueiredo e Anselmo Castilho, dentre outros, que são contra o retorno de Ricardo Coutinho e seu grupo ao partido.
E assim, o destino poderia, tanto ser o PSol, até como caminho natural, quanto o PSB, e ai que repousa a surpresa nessas avaliações. Não é uma operação fácil, mas uma estratégia de sobrevivência, diante da imposição de cima pra baixo.
Já se sabe, a propósito, que operação é muito bem vista pela direção nacional do PSB que, pelo menos por enquanto, não comenta o assunto.