R$ 500 MILHÕES João anuncia licitação para início da ponte Cabedelo-Lucena que deverá ser entregue em 2026
A ponte que vai ligar os municípios de Cabedelo e Lucena deverá ser entregue no primeiro trimestre de 2026, e os trabalhos começam já no início de 2024. O projeto foi apresentado, nesta segunda (11/12), pelo governador João Azevedo e contará com investimento de R$ 500 milhões.
Segundo o governador, a construção, que ele denominou de Ponte do Futuro, “representa uma importante intervenção na mobilidade urbana e desenvolvimento econômico, pois eliminará gargalos logísticos e fomentará o trade turístico no Litoral Norte da Paraíba”.
Além do impacto econômico, a construção da ponte deixará a zona urbana da região metropolitana com melhor mobilidade, menos acidentes de trânsito, menores índices de poluição ambiental e melhor qualidade de vida para os habitantes locais. Outro benefício importante será a redução no tempo de viagem.
Projeto – A ponte, de acordo com o projeto apresentado, contará com duas faixas de rolamento e uma ciclofaixa. O percurso, diferente do projeto original do então governador Cássio Cunha Lima, compreenderá um ramal que sairá da BR-230, à altura de Intermares. Está previsto um viaduto para a linha ferroviária, que passa no local.
A ponte iniciará na Praia do Jacaré, naquela imediação, e seguirá pela Ilha Stuart até Forte Velho, em Santa Rita, de onde partirá até o outro ramal, em Lucena. Além das faixas de rolamento para veículos, o projeto prevê calçadão e ciclovia. A ponte também terá um mirante para contemplação do Pôr do Sol no Jacaré.
Trechos – A obra irá compreender dois trechos. O primeiro, saindo de Cabedelo até o acesso à PB-011. O segundo será construída uma nova rodovia, que vai da PB-011 até a BR-101, o que deve facilitar o escoamento dos produtos do Porto de Cabedelo até Nata. Por meio deste trecho, também vai ser possível acessar a PB-025, que dá acesso a Lucena.
CONFIRA VÍDEO ANUNCIADO PELO GOVERNO…