VEJA VÍDEO Rachaduras em Camará: secretário afirma que “não há nada demais na obra” e não “oferece risco à população”
O secretário João Azevedo (Infraestrutura) admitiu, em entrevista à Imprensa, nesta sexta-feira (dia 16), a ocorrência de fissuras nas paredes da Barragem de Camará, conforme vídeo que foi feito por moradores da região e que circulou na Internet, mas afirmou que “não tem nada demais na obra”. Azevedo garantiu que não oferece perigo à população.
“A população fica preocupada, claro, porque não tem o conhecimento técnico necessário pra entender que não tem nada demais na obra”, disse o secretário, acrescentando que “este Governo tem responsabilidade e vai acompanhar (eventuais problemas com a obra), e não vai, de forma nenhuma, ter a postura que se teve em 2004, quanto aconteceu aquele desastre (arrombou)”.
O secretário, aparentemente, entende que os problemas existem, mas que o Governo vai tomar as providências para reparar as rachaduras.
Desastre – Em 2004, como se sabe, a barragem estourou e causou um dos maiores desastres ambientais do País, com a morte de cinco pessoas e muita destruição. Agora em setembro, o governador Ricardo Coutinho mobilizou todo aparato de Governo e, com muita pirotecnia, entregou as obras de reconstrução da barragem, afirmando que estava dentro dos padrões de engenharia internacional.
Vídeo – Mas, o fato é que moradores da região voltaram a relembrar o trauma e novamente ficaram aterrorizados com um vídeo postado na Internet, exibindo claramente imagens de rachaduras nas paredes da obra recém-inaugurada. São trincaduras no concreto rolado que se estendem desde a base até o topo da parede.
Ainda segundo os moradores, o Governo do Estado teria sido avisado, nos últimos dias, mas, pelo menos até a tarde da última quarta-feira (dia 14), “nenhum técnico compareceu pra ver o que está acontecendo”. O medo dos moradores é que, havendo uma chuva pesada, a parede possa novamente romper.
A Barragem de Camará tem capacidade para acumular 26 milhões de metros cúbicos de água, mas se encontra quase seca.
CONFIRA O VÍDEO ENVIADO PELOS MORADORES…