RANKING NACIONAL Paraíba figura entre os quatro Estados do Nordeste com maior volume de investimentos

A Paraíba figura entre os quatro Estados do Nordeste com maior volume de intestimentos, no primeiro semestre de 2025, de acordo com os dados compilados do Valor Econômico com base nos relatórios da Secretaria do Tesouro Nacional. A Paraíba registrou uma alta de 37,2%, contra uma queda real no País na média de 4,4% no período.

Além da Paraíba, Maranhão, Piauí e Sergipe registraram excelentes números, como mostra o ranking, divulgado pela portal NE9.

Na contramão, Estados grandes como São Paulo (-62,7%) e Rondônia (-50,9%) tiveram quedas bruscas, puxando a média nacional para baixo. O Rio Grande do Sul foi a exceção que confirmou a regra, liderando o ranking com alta de 139% devido aos investimentos urgentes na reconstrução pós-enchentes.

Estados como o Maranhão e a Paraíba têm seguido um modelo de parcerias e concessões para impulsionar a infraestrutura sem sobrecarregar imediatamente o caixa estadual. O foco em obras de pavimentação, habitação e logística é crucial para o desenvolvimento e gera um efeito multiplicador na economia, o que se reflete nos números.

P&D – A Paraíba também conquistou o 1º lugar do Nordeste e a vice-liderança do Brasil em investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), de acordo com o levantamento do Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Ao todo, o Estado subiu seis posições em nível nacional, e duas posições em nível regional, em comparação ao ano anterior, consolidando-se como referência em inovação.

De acordo com o ranking, a Paraíba atingiu a média de 80,9 em investimentos públicos em P&D. A pesquisa científica do Estado também foi destaque no levantamento, com uma média de 67,4, atingindo a 6ª posição no ranking do Brasil e a 3ª no Nordeste.