RANKING NACIONAL Santa Rita e Patos figuram entre as 50 cidades mais violentas do Brasil, diz Anuário
A recente publicação do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022 trouxe uma informação preocupante para Patos e Santa Rita: os dois municípios figuram no ranking nacional das 50 cidades mais violentas do Brasil.
Pelos dados do Anuário, Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, está na 20ª posição no ranking das cidades mais violentas do país, com uma taxa de 56 mortes por 100 mil habitantes. Patos, no Sertão, aparece na 33ª posição, com 47,5 mortes a cada 100 mil habitantes.
De acordo com o levantamento, o critério foi definido como base as mortes violentas intencionais, onde constam vítimas de homicídio doloso, roubos seguidos de morte, lesão corporal seguida de morte e as mortes decorrentes de intervenções policiais.
A cidade mais violenta do País, conforme o Anuário, é Jéquié, seguida por Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari, todas na Bahia.
Anuário – O estudo se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública e sua publicação é ferramenta para a promoção da transparência e da prestação de contas na área, contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados.
Além disso, produz conhecimento, incentiva a avaliação de políticas públicas e promove o debate de novos temas na agenda do setor. Trata-se do mais amplo retrato da segurança pública brasileira.(mais em https://tinyurl.com/3vf6uvh2)