RC decide enquadrar rebeldes pra não ser novamente derrotado na AL
O governador Ricardo Coutinho deve reunir, hoje, sua base na Assembleia para, em princípio, enquadrar os chamados deputados rebeldes. Um dia antes da votação das chamadas MPs do Mal, o governador pelo visto não quer passar pelo constrangimento da semana passada, quando foi derrotado em plenário pela oposição, com apoio de alguns integrantes de sua bancada.
A oposição derrubou a Medida Provisória 183, após manter em plenário (por 18 a 17) o parecer da Comissão de Constituição e Justiça, que foi pela sua inconstitucionalidade. A MP 183 fundia as Secretaria de Finanças e Receita Estadual. Nessa votação a oposição contou com os votos dos rebeldes Doda de Tião e Toinho do Sopão (foto), além da abstenção de João Gonçalves.
Nesta quarta, a Assembleia retorna a votação da MP 184, que reduz os percentuais de cargos de confiança pelo pessoal de carreira para 20%, o que vinha sendo contestado, especialmente pelo pessoal do Fisco, entendendo se tratar de retaliação por causa da greve que realizaram ano passado. O Governo começa vencendo, uma vez que derrubou o parecer da CCJ, na semana passada.
Ainda nesta quarta deve entrar em pauta a MP 185, a mais relevante das três, que trata da revogação da Lei do Subsídio do Fisco, e deve desencadear uma guerra em plenário. Durante os últimos dias, os rebeldes (João Gonçalves, Toinho do Sopão e Doda de Tião), confirmaram que irão votar a favor do Fisco, mas é preciso ver se manterão a palavra após a pressão de RC.
Pelo que se comentava, na noite dessa segunda, João Gonçalves teria sido o primeiro a recuar, desistindo de “cuidar da gente” do Fisco…