RC deixa o PT de cócoras com o ataque a Dilma
Vamos combinar: o governador Ricardo Coutinho deixou o PT de cócoras, e mostrou que realmente não teme confrontar aliados, quando é de sua conveniência. Pra responder rápido: o que o PT fez realmente para desagravar a presidente Dilma, a joia da coroa do partido, depois do ataque de Ricardo, durante a visita da candidata Marina Silva?
Rigorosamente nada, ressalvando reações isoladas, como ocorreu, por exemplo, com o ex-superintendente da Emlur, Anselmo Castilho. A nota do PT estadual foi, com todo respeito, risível. De um lado, afirmou que as declarações de RC foram “equivocadas, precipitadas e extemporâneas”. O que isso representa ante a artilharia usada pelo governador contra a presidente?
As críticas foram equivocadas, certamente, mas extemporâneas? Quer dizer que o governador poderia atacar Dilma noutra oportunidade, noutro tempo? Não sugiro que o partido rompesse com o governador, afinal as críticas parecem não ter incomodado o suficiente, mas poderia ter pelo menos a altivez de cobrar uma retratação. Pelo menos.
E, afinal, o partido ficou tão pouco incomodado com as críticas de Ricardo a Dilma, desfechadas no sábado, que, no dia seguinte, domingo, estava inteiramente integrado a um evento da campanha do governador, numa carreata pelas ruas de João Pessoa. Nem mesmo o deputado Luís Couto, que tanto se autoproclama defensor da presidente Dilma, reclamou.
Nota do PT
“Em virtude das declarações proferidas pelo candidato ao governo da Paraíba, Ricardo Coutinho, acerca dos governos Lula e Dilma, a Presidência Estadual do PT/PB manifesta-se nos seguintes termos:
– É falsa a premissa de que a candidatura do PT esteja sustentada no debate do medo. Muito pelo contrário, a reeleição da presidenta Dilma, nada mais é do que o reconhecimento de um legado de avanços sociais e grandes mudanças econômicas nos últimos 12 anos: 36 milhões de pessoas saíram da linha da miséria em todo o país; 42 milhões ascenderam à classe média; 21 milhões de empregos foram criados; 70% foi o crescimento real do salário mínimo; a inflação foi controlada.
– Consideramos equivocadas, precipitadas e extemporâneas as críticas feitas pelo nosso aliado, Ricardo Coutinho, aos governos do PT (Lula/Dilma), que tanto o ajudaram, seja como prefeito da capital, seja como governador. Com Lula e Dilma, o Brasil transformou-se de um país para poucos em um país para todos. E na Paraíba não foi diferente: ajudou a melhorar a educação e a saúde, fez obras estruturantes e gerou emprego e renda. Se a Paraíba está bem é, sobretudo, resultado do momento vivido pela economia do país.
– Por fim, conclamamos a militância, para que continue de forma aguerrida na defesa do nosso projeto com Dilma Presidenta, Ricardo Governador e Lucélio Senador, condição sine qua non do nosso envolvimento e participação política.
João Pessoa, 14 de setembro de 2014.
Charliton Machado
Presidente Estadual do PT/PB.”
E confira também o áudio do governador contra Dilma…