RC faz Assembleia recuar e aprovar empréstimo da Cagepa
Reviravolta no caso do pedido de empréstimo da Cagepa: um dia após o presidente Ricardo Marcelo afirmar que a Assembleia não teria prazo para votar a matéria, as bancadas de situação e oposição fecharam um acordo e decidiram aprovar por unanimidade. O impasse vinha desde o ano passado, quando parecer da Comissão de Orçamento retirou a matéria de pauta.
Os sinais de que o pedido do empréstimo seria aprovado começaram, na noite de terça (dia 5), quando o presidente Ricardo Marcelo reuniu a bancada do PEN e decidiu liberar os deputados para votar conforme a vontade de cada um. Na manhã desta quarta, o líder da oposição, Aníbal Marcolino, admitia votar a matéria desde que fosse aprovada emenda carimbando a aplicação dos recursos.
No meio da manhã, os governistas sinalizaram pela aprovação da emenda, estabelecendo que os R$ 150 milhões do empréstimo sejam aplicado apenas na quitação de empréstimos mais antigos, realizados com juros mais elevados. Era o último obstáculo para a aprovação da matéria. Com isso, seguiu o trâmite normal e o pedido foi levado a plenário sem muita discussão.
Pela forma como todo o processo foi conduzido e, especialmente após as declarações de Ricardo Marcelo de que o pedido não teria prazo para apreciação, a sua votação relâmpago nesta quarta-feira terminou traduzindo a impressão de uma capitulação por parte da oposição. O governador RC, portanto, ganha a primeira do ano na Assembleia. E olha que muita água ainda passar por baixo da ponte.