“RC foi a velório só pra bater foto. Viúva do soldado Michel não terá seguro e perderá 40% do salário”
O coronel Francisco (Clube dos Oficiais) ironizou, nesta segunda-feira (dia 4), a atitude do governador Ricardo Coutinho em ir pro velório do soldado Michel, que foi atropelado e morto numa operação militar por um motorista bêbado: “Pelo visto, ele (RC) foi só pra bater foto, pois, por culpa dele, a viúva do policial não terá direito a seguro de vida, que ele tirou quando assumiu o Governo.”
E acrescentou: “E, além do mais, a viúva, agora pensionista, vai receber apenas 60% do que recebia o soldado em seus vencimentos, tudo porque esse Governo deu apenas 3% de aumento real, e reajustou apenas a famigerada bolsa de desempenho, que não incide em caso de aposentadoria, invalidez ou morte. Ou seja, o soldado perdeu a vida e a viúva vai passar dificuldades a partir de agora.”
“Não adianta o governador ir pro velório, somente pra fazer foto, quando mandou cancelar o seguro de vida dos policiais, e não dá um salário digno para quem arrisca sua vida todos os dias. Como a família desse policial, como também do sargento Jeferson, agora vai ficar? A viúva vai perder todas as gratificações, porque não estão incluídas no salário.”
Adiante, complementou: “Que estímulo tem um policial para arriscar a sua vida, quando sabe que, em caso de uma fatalidade assim, sua família vai passar fome? E não em caso de fatalidade, se ficar inválido, é a mesma coisa. Perde até 40% dos salários. Há vários casos assim na corporação de companheiros que ficaram inválidos por embate com bandidos e estão passando muitas dificuldades. Esse Governo é desumano!”
O Clube dos Oficiais, em conjunto com outras entidades que representam os policiais militares, estudam uma fórmula jurídica para responsabilizar o Governo pela morte do soldado, para compensar “o crime de ter cancelado o seguro de vida dos policiais”.