RC perde a primeira na quarta de fogo
A quarta-feira de fogo começou mal para o Governo Ricardo Coutinho, na Assembleia. Os deputados acabam de derrubar a Medida Provisória 183, que instituía a fusão da Secretaria de Finanças com a pasta da Receita Estadual, que vinha sendo titulada, em acúmulo, pela secretária Aracilba Rocha.
Por 17 a 16, a oposição derrubou a MP 183, com o voto surpreendente do deputado Toinho do Sopão (foto), que decidiu em favor do pessoal do Fisco. No início da votação, houve um pesado entrevero entre os deputados Frei Anastácio e Edmilson Soares, que presidiu os trabalhos. Após a votação e a derrota do Governo, os dois pediram desculpas mútuas.
Em outro momento, o deputado Edmilson se dirigiu a alguns deputados e disse: “É muito bonito o deputado ir ao Palácio, e chegar nessa Casa e votar contra. Mas, o voto aberto é bom, porque todos ficam sabendo que são é o deputado camaleão”. O deputado Aníbal Marcolino considerou que a observação era com Toinho do Sopão: “Deputado Toinho, estou solidário com vossa excelência. Camaleão, que toda a Paraíba é o governador, que disse uma coisa na campanha, e hoje age de forma inteiramente diferente.”
O plenário acompanhou o parecer da Comissão de Constituição e Justiça, que havia votado contra a aprovação da MP 183. Não adiantou muito o Governo RC ter conseguido, junto ao Superior Tribunal de Justiça, suprimir o quórum qualificado de 24 votos para derrubar o parecer da CCJ.
Nesse momento, os deputados estão votando a MP 184, que muda os critérios para nomeação de cargos comissionados no âmbito do Fisco Estadual.