Depois do caso do avião RC poderá ter outros sustos
O governador Ricardo Coutinho não deve ficar apenas no susto do avião, que fez pouso forçado em Campina. Os próximos dias também poderão ser de sobressaltos. E nem poderá convocar os bombeiros… Tudo por conta de planos de voo anteriores. Permitir o descontrole que resultou na gastança da Granja foi temerário. O equivoco da lei 9.933, que detonou com a redução das contas de energia foi mais do que eletrizante.
De permeio, há o voo rasante desencadeado a partir do recente reajuste do funcionalismo, sem qualquer diálogo com os servidores. Várias categorias, como policiais militares, professores e pessoal do Fisco, estão se mobilizando e, certamente, poderão provocar turbulências inesperadas nas próximas semanas. Um susto que provavelmente calculou ao conceder o aumento linear de módicos 3%.
O caso das contas de energia é grave, porque vai na contramão do País, e afronta iniciativa da presidente Dilma Roussef de desonerar o custo para o cidadão e o setor produtivo. O estudo da Aneel desmoralizou recentes declarações de RC, afirmando que as alterações nas faixas de consumo não iria prejudicar o benefício concedido por Dilma. Segundo a Aneel, a Paraíba terá perda de até 50% na redução.
E tem a pauta recorrente da gastança na Granja. Enquanto o caso estava restrito à Imprensa da Paraíba, o governador seguia utilizando sua velha tática de se dizer perseguido pela oposição, que era matéria requentada e outros truques conhecidos na praça. Não imaginava que terminasse caindo na mídia nacional. Então, a tática não funciona mais. O tempo fechou para voos livres.
Então, a menos que consiga a acrobacia de criar um fato realmente relevante aos olhos dos paraibanos, nosso ínclito, preclaro e insigne governador poderá enfrentar muitos sustos. Tipo manifestações nas ruas e operações tartaruga no serviço publico, ações na Justiça contra o aumento das contas de energia e sabe-se lá mais o que com esse escândalo da gastança na Granja.
Seu avião poderá até ter um cardápio de lagosta e camarão, mas taxiar para decolar não será tão fácil.