RECADO A REPUBLICANOS? João avisa que irá cobrar voto fechado em toda a chapa majoritária como prega Aguinaldo
O governador João Azevedo (PSB) decidiu alinhar seu pensamento ao do deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), quanto à formação da chapa majoritária. Durante entrevista, nesta terça (dia 24), João avisou que deverá cobrar unidade na votação da chapa de forma integral.
Suas declarações foram entendidas como um recado ao Republicanos, que, pelo menos até o momento, apesar de sinalizarem apoio à sua reeleição, ainda insistem votar com a pré-candidatura de Efraim Filho (União Brasil) ao Senado. Posição que contraria iminente lançamento da pré-candidatura de Aguinaldo ao Senado.
Indagado sobre o voto fechado, João pontuou: “Isso é uma obviedade. Sendo a chapa anunciada, o governo e o governador, evidentemente não o governo em si como instituição, mas todas as pessoas que compõem esse governo, obviamente, terão o envolvimento numa campanha a partir da escolha da chapa.”
E ainda: “Se alguém está na chapa, será pedido que essas pessoas apoiem os candidatos da nossa chapa. Eu não iria pedir voto para adversário.” João afirmou ainda que, caso os aliados não fechem o apoio total à chapa, há a possibilidade de rompimento, mas irá analisar “caso a caso”.
O voto na chapa integral tem sido uma cobrança de Aguinaldo. Há poucos dias, o ex-deputado Enivaldo (pai de Aguinaldo) Ribeiro e presidente do Progressistas, disse que a fidelidade para a base votar com todos os integrantes da chapa só dependia de João: “Basta ele querer!”
O prefeito Cícero Lucena repercutiu as declarações de João: “Eu acho que é natural, o processo político demostra de uma forma clara que para se ganhar a a eleição tem que ter unidade.”